top of page

LINA GÓMEZ

 

A coreógrafa, dançarina e professora nascida na Colômbia Lina Gómez estudou dança e teatro em São Paulo e Berlim, onde vive e trabalha atualmente. Sua peça "A Passo di Mulo" estreou no Tanzfarbrik Berlin em 2018 e foi remontada no ano seguinte. Seu trabalho "Restraint" foi apresentado em vários locais na Europa e fez parte da plataforma de dança europeia "Aerowaves Twenty19". 

As peças de Lina Gómez são constelações em constante transformação entre o visível e o invisível, entre corpos humanos e não humanos. Jogando com configurações cênicas formais e a presença individual de diferentes corpos, Gómez especula sobre as possibilidades de conexão com base na diferença. Dessa forma, no seu trabalho, as forças transformadoras que nos cercam, passam por nós ou emanam de nós se tornam tangíveis.

 

A abordagem de Gómez à persistência, à insistência e à repetição altera as percepções normativas do tempo com o objetivo de abrir novos mundos de imaginação. Sua linguagem coreográfica se caracteriza pela conexão de diversas tradições de movimento de diferentes contextos culturais e por uma forte pesquisa da relação entre a musica e o corpo.

Mais recentemente, o desenvolvimento de sua peça "Träumerei des Verschwindens" (2022) e a estreia altamente aclamada de seu mais recente trabalho "Vargarosas" (2023) puderam ser vistos diante de um grande público no Radialsystem Berlin.

Como dançarina e performer, Lina Gómez trabalhou com Tino Sehgal, Yoshiko Chuma, Edson Fernandes e Jorge Garcia, entre outros. Além disso, desde 2015 o Goethe-Institut apoia suas residências de pesquisa no Chile, Uruguai, Índia e Japão.

 

Mais sobre Lina

Back

 

 

 

 

 

 

 

 

©Ruppert Bohle

bottom of page